Disfunção da ATM e dores orofaciais

blogpost 1 spazio-min

Compartilhar este conteúdo

O que é Dor Orofacial?

Dor orofacial pode ser definida com uma dor que acomete a região orofacial, ou seja, a boca, a face, a cabeça e o pescoço. São dores que podem ocorrer devido a problemas musculares, da articulação temporomandibular (ATM), dos dentes, dos vasos sanguíneos e/ou dores nos nervos.
Dentre as condições dolorosas mais comuns da região orofacial, destacam-se as dores de origem músculo-esquelética, mais conhecida pelo termo disfunções temporomandibulares as DTMs.

O que é ATM?

É a articulação temporomandibular, uma articulação que liga o maxilar ao crânio. Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula.
Qual é a principal característica de um paciente que tem problemas de ATM?
0 principal indicativo de uma alteração na ATM é o estalido (clique), normalmente acompanhado de dor que se manifesta na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes.

O que é DTM?

As DTMs são alterações funcionais na região da articulação temporomandibular ( alterações na ATM ) que comprometem a função mastigatória, a deglutição e a fala. Se você apresenta dor durante a abertura e fechamento da boca, se você tem dificuldades na mastigação de determinados alimentos ou se escuta estalidos no momento da abertura bucal, você pode apresentar alguma disfunção na articulação, conhecida como DTM.

Sintomas de comprometimento na ATM

• Dor de cabeça logo ao acordar ou ao fim do dia;
• Dor na face ao abrir e fechar a boca, que piora ao mastigar;
• Sensação de rosto cansado durante o dia;
• Não conseguir abrir a boca completamente;
• Ter um lado da face mais inchado;
• Dentes desgastados;
• Desvio da mandíbula para um dos lados, quando o indivíduo abre a boca;
• Estalos ao abrir a boca;
• Ter dificuldades em abrir a boca;
• Vertigem;
• Zumbido;

O que eu posso fazer para tratar a DTM?

A maioria dos casos pode ser tratada pela promoção de repouso das articulações e dos músculos mastigatórios. Isso pode ser conseguido através dos tratamentos odontológicos, como por exemplo, a confecção de placas oclusais, utilização de medicamentos e, fundamentalmente, pela aquisição de novos hábitos saudáveis.
A laserterapia, tem sido muito utilizada no tratamento das DTMs. Promovendo alívio de dor e regeneração tecidual, esta técnica tem sido atestada como benéfica no tratamento, pelos efeitos terapêuticos anti-inflamatório, analgésico e modulador da atividade celular, os quais têm sido comprovados em diversos estudos.

Em casos muito específicos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

inscreva-se em nossa newsletter

insira seu e-mail receba mensalmente nossos conteúdos ricos

Veja outros conteúdos

Endodontia

Sistemas Rotatórios

Para o sucesso do tratamento endodôntico (tratamento de canal) é indispensável uma perfeita limpeza, modelagem e desinfecção do canal radicular (parte interna do dente) e

Odontologia Estética

Lâminas de Porcelana: Um toque de perfeição

O Tratamento de áreas estéticas tem recebido um intenso enfoque nos últimos anos. A busca incessante por resultados naturais e imperceptíveis é um claro reflexo

Fale Conosco!
Olá, Gostaria de conversar agora com um especialista?