A aplicação de laser, considerado hoje um tratamento de última geração, está sendo incorporado ao dia a dia do cirurgião dentista, na medida em que seus benefícios são comprovados por pesquisas e uso clínico em todo o mundo.
O laser é uma luz com características muito especiais, que lhe conferem desde propriedades terapêuticas até o uso nos tratamentos estéticos.
O laser de baixa potência ou laser terapêutico tem ação antiinflamatória, analgésica e bioestimulante. O laser vai biomodular a região, isto é, vai fazer com que o local fique mais resistente (as células do nosso organismo ficam mais fortes e resistentes) fazendo com que haja diminuição acentuada das inflamações, do processo doloroso, dos edemas e também melhora na reparação tecidual.
APLICAÇÕES E INDICAÇÕES NA ODONTOLOGIA
Dentes sensíveis – Para alguns casos de dentes que doem constantemente com água gelada, doces, alimentos ácidos, etc.
Aftas – O laser terapêutico pode ser usado para reduzir a dor e minimizar o tempo de cicatrização da lesão.
Anestesia – Ajuda a diminuir o desconforto do paciente no momento da aplicação da anestesia, visto que pode ser utilizado como pré-anestésico. O laser promove aumento da microcirculação e, desta forma, ajuda na absorção do anestésico, nos casos de pacientes com dificuldade para serem anestesiados.
Pós-operatório – Acelera a cicatrização, reduz edema e dor.
Redução de edema ou “inchaço” que seria o aumento da circulação sanguínea local (efeito antiinflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório) – Indicado na aplicação do pós operatório de procedimentos no campo da periodontia (inflamações gengivais e dos tecidos de sustentação dos dentes), cirurgia oral menor, implantes e etc.
Herpes Simples – enfermidade que causa bastante desconforto e dor ao paciente. Em qualquer momento que se aplique o laser , existirá ação analgésica, regenerativa e reparadora.
Disfunção na ATM ( DTM ) – Alternativa terapêutica, elimina a dor, relaxa a musculatura e alivia os casos de trismo, dor devido bruxismo e apertamento dental.
Nevralgia do Trigêmio – Apresenta –se como um choque que ocorre na face das pessoas. É geralmente de curta duração, a dor vem e volta, e é considerada por algumas pessoas a dor mais forte que o ser humano possa sentir. O uso do laser alivia a dor consideravelmente.
Alveolite – Aplicação de laser diminui riscos de infecções ou inflamações do alvéolo pós extração dentária.
Clareamento Dental – A luz gerada pelo aparelho é a luz do laser infravermelho que além da função da ativação do gel, conta ainda com uma função terapêutica no sentido de controlar e prevenir possíveis sensibilidades pós clareamento.