Para o sucesso do tratamento endodôntico (tratamento de canal) é indispensável uma perfeita limpeza, modelagem e desinfecção do canal radicular (parte interna do dente) e a obtenção de um formato cônico afunilado, semelhante à sua forma original, viabilizando, dessa forma, as condições para que o sistema de canais possa ser obturado.
A endodontia contemporânea tem se deparado com novos instrumentos, principalmente os rotatórios de níquel-titânio e com o refinamento de técnicas de preparo químico-cirúrgico do canal radicular.
Os sistemas rotatórios constituem a terceira geração no aprimoramento e na simplificação do tratamento de canal e podem ser considerados como uma nova era na atividade diária do endodontista. Elas representam uma verdadeira revolução na endodontia, permitindo simplicidade na técnica, e diminuição no tempo de trabalho, tornando o tratamento menos estressante para o paciente.
Atualmente cerca de 90% dos tratamentos de canais são realizados em uma única sessão. Com o advento das tecnologias e o conhecimento biológico agregado, tal procedimento pode ser realizado com bastante segurança, de maneira rápida, segura e acima de tudo com qualidade.